Sexta feira 13, superstição ou realidade?



Superstição pois claro!

A voz do povo diz que quando o dia 13 de qualquer mês calha a uma sexta-feira esse dia é de azar. Existem várias explicações para isso.

Comecemos pelo dia. Na numerologia 12 é considerado um número completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Portanto algo que venha a mais já está a mais! O número 13 é então considerado um número irregular, sinal de infortúnio.
Agora o dia da semana. Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira, logo é considerado um dia de azar (coisas religiosas portanto!).
Somando uma crença à outra tem-se o dia mais azarado de todos!

Existem outras possíveis origens desta superstição. Destacamos as seguintes.

Na Última Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas, morreram em seguida por mortes trágicas.
Outra possibilidade está no facto que Jesus provavelmente foi morto numa sexta-feira 13.
Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, só porque normalmente os conjuntos de mesa são constituídos por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.


Obviamente, neste dia, acontecem coisas más, mas tal como noutro qualquer dia. A fé, crença ou mesmo a ignorância fazem com que se tirem conclusões precipitadas e sem fundamentos e, com o poder que a cultura popular tem, perdurem por muitos e muitos anos.


superstição
s. f.
1. Sentimento de veneração religiosa fundada no temor ou ignorância e que conduz geralmente ao cumprimento de falsos deveres, a quimeras, ou a uma confiança em coisas ineficazes.
2. Opinião religiosa fundada em preconceitos ou crendices.
3. Presságio que se tira de acidentes e circunstâncias meramente fortuitas.



Fonte:

Sem comentários: