Porquê é que se usa a expressão "Saco azul"? "Caixa dois" no Brasil

Existe uma expressão bastante usada recentemente que coloca logo em cheque aqueles cujo objecto dessa expressão são intervenientes. Um "saco azul" pode ser visto como um fundo de contabilidade paralela, mas que frequentemente é usado para fins ilícitos. No Brasil, a expressão mais comum é "Caixa dois".

Segundo o Grande Dicionário da Língua Portuguesa de António de Morais Silva, de 1945, "saco azul" era a designação dada ao conjunto de importâncias provenientes de receitas eventuais, sem designação oficial, donde saíam verbas para despesas não previstas, em certos serviços públicos. Como as verbas atribuídas pelo Estado tinham uma grande rigidez de aplicação, a existência de um "saco azul" permitia em algumas situações  agilizar o sistema.
Posteriormente, tanto no domínio público como privado, a expressão foi associada a dinheiros ilícitos, ou porque essas fontes eram provenientes de corrupção ou porque não eram registados de forma lícita, nomeadamente os impostos, e apenas um numero restrito de pessoas sabia do seu montante ou proveniência.

Saco?
Antigamente o dinheiro era guardado e transportado em sacos.
Azul?
Possivelmente porque os livros de contabilidade das finanças públicas inicialmente eram azuis. 



Fonte: http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=11515

Sem comentários: